PLANO DE AULA

APRESENTAÇÃO
 O Plano de Aula abaixo foi realizado por um grupo de professores da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo, envolvendo uma proposta de trabalho coletivo. Sendo adequado através da ferramenta “Fórum” da plataforma “AVA – Ambiente virtual de Aprendizagem”, complementando o trabalho realizado no encontro presencial do Curso “MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO”.
PLANO DE AULA – 6º Ano – Ensino Fundamental
TEMPO PREVISTO: 18 aulas
TEMA ABORDADO: Tratamento de Informação
CONTEUDO: Leitura, interpretação e construção de tabelas e gráficos
HABILIDADE: H36 - Identificar o gráfico adequado para representar um conjunto de dados e informações. GI; H34 - Identificar e interpretar informações transmitidas por meio de tabelas. GII; H35 - Identificar e interpretar informações transmitidas por meio de gráficos. GII.
 QUESTÃO 1
 OBJETIVO GERAL A SER ALCANÇADO: Apresenta uma proposta que busca interagir os diversos seguimentos para leitura e interpretação de tabelas e gráficos, para que os alunos adquiram capacidade e competências matemáticas como: pensar, raciocinar, argumentar, comunicar-se matematicamente, modelar, planejar e representar. Espera-se que os alunos após a abordagem do assunto possam associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa. Espera-se ainda que os alunos analisem e escrevam suas conclusões.
Este plano aponta necessidade de se trazer para a sala de aula atividades que favoreça aos alunos a formação de capacidade intelectual, estruturação do pensamento e confiança na própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos.  
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Com as atividades de desenvolvimento do tema espera-se que os alunos possam:
- ler e construir gráficos e tabelas, interpretando-os;
- reconhecer tabelas simples e associar a vários tipos de gráficos, e vice-versa;
-  identificar o gráfico adequado para representar um conjunto de dados e informações.
 A JUSTIFICATIVA DE SE TRABALHAR O CONTEÚDO
Ante a necessidade dos alunos em interpretar gráficos e tabelas presentes em várias situações cotidianas (TVs, jornais, revistas, internet, etc,.) faz-se necessário desenvolver o assunto para que possam ter um olhar critico sobre a situação observada e se posicionem com coerência sobre o assunto abordado.
 OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Para desenvolvimento do assunto e para contemplar os objetivos propostos serão desenvolvidos os conteúdos:
-  Sistemas de Numeração;
- Conjuntos dos números inteiros, naturais e racionais.
- Construção de tabelas e gráficos (de colunas e barras).
Recortes com tabelas e graficos
 RECURSOS MATERIAIS
Giz, lousa, régua, papel, compasso, softwares, programas de informática como o Word e o Excel, livros didáticos, jornais, revistas....
 AVALIAÇÃO
Análise de situações contextualizadas contidas em jornais, revistas, reportagens de TV;
Resolução de situações problemas que contemplem o assunto.
Proposta de construção de gráficos e tabelas a partir da análise das situações. 
PROCESSO DE RECUPERAÇÃO
Recuperação Continua. Ante os resultados apresentados pelos alunos serão desenvolvidas atividades que contemplem os assuntos abordados em situações com contextos diferenciados para que tenham uma nova visão do assunto.

                                             MAPEAMENTO DE PERCURSO   

                                                SISTEMA DE NUMERAÇÃO

       PORCENTAGEM         CONJUNTO DOS NÚMEROS     FRAÇÕES E DECIMAIS
                                                             RACIONAIS

                                                      TRATAMENTO DE
                                                         INFORMAÇÃO

                                    

     


Um comentário:

  1. A linguagem direta a que foi utilizada,faz com que as noções de estatística sejam constantemente trabalhadas em sala de aula

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